A SBD perdeu dia 10 de Janeiro último uma pessoa querida por toda a nossa comunidade do Diabetes, com forte, contínua e importante atuação na Sociedade desde meados dos anos 80: faleceu Augusto Pimazoni Netto, aos 84 anos, em São Paulo

Pimazoni era natural de Marília/SP. Graduou-se em Medicina na USP de Ribeirão Preto e foi fazer residência médica em Pediatria nos EUA, onde ficou por quatro anos; retornando para Marília, atuou como pediatra por alguns anos. Veio para São Paulo em posição de executivo de empresas farmacêuticas e da área médica, quando teve início sua interface com o Diabetes e com a SBD. Participou ativamente junto ao Comitê Assessor de Diabetes do Ministério da Saúde, que realizou o primeiro estudo multicêntrico brasileiro de prevalência do Diabetes, no âmbito do Plano Nacional de Diabetes desenvolvido de 1986 a 1990. Foi pioneiro na área da automonitorização glicêmica tendo introduzido e ajudado a difundir essa importante ferramenta de educação em Diabetes, que sempre foi sua área primordial de atuação. 

A partir daí seu envolvimento com a SBD foi contínuo, realizando estudos científicos com foco em análise de insulinoterapia e monitorização congregando vários centros no Brasil, além de outros trabalhos, desde os primórdios da construção do website da Sociedade até a produção dos famosos Posicionamentos da SBD, que fizeram parte importante do portfólio de produtos educacionais da Sociedade durante vários anos. Um legado inquestionavelmente visionário!

O querido “Pima” era dono de cultura sólida e inteligência ímpar, grande criatividade e capacidade de comunicação objetiva do essencial, enorme simpatia e retidão. Liderou por anos um grupo de trabalho de educação em Diabetes no Hospital do Rim da UNIFESP, famoso pelos resultados que alcançava em função de sua dedicação aos pacientes.

“Pima” foi um grande amigo e figura importante da Diabetologia brasileira. Resta-nos a saudade, a certeza de que ele foi ocupar seu merecido lugar ao lado de Deus, e a tarefa de lembrar sua memória, mantendo-o vivo entre nós.

Créditos: 
Dr. Adolpho Milech  
Dr. Antonio Roberto Chacra  
Dr. Antonio Carlos Lerario  
Dra. Adriana Costa e Forti  
Dr. José Egídio Paulo de Oliveira  
Dr. Leão Zagury  
Dr. Marcos Tambascia  
Dra. Marilia de Brito Gomes  
Dr. Saulo Cavalcanti  
Dr. Balduino Tschiedel  
Dr. Walter Minicucci  
Dr. Luiz Turatti  
Dra. Hermelinda Pedrosa  
Dr. Domingos Augusto Malerbi