Cresce o número de pessoas com diabetes nas Américas

Relatório da Opas mostra que, nos últimos 30 anos, triplicou o número de pessoas afetadas

Relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), divulgado no final do ano, mostra que triplicou o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América. Esse aumento está relacionado ao crescimento dos fatores de risco, entre os quais a obesidade, dietas pouco saudáveis e falta de atividade física.

“A doença vem crescendo não apenas entre os mais velhos, mas também entre os jovens”, alerta dr. Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Até pouco tempo atrás, eram raros os jovens com diabetes tipo 2”, afirma.

De acordo com a Opas, dois terços dos adultos no continente estão com sobrepeso ou são obesos. Cerca de 40% não praticam atividade física. Entre os jovens, 30% estão acima do peso.

A Opas reafirma a necessidade de prevenção e promoção de um estilo de vida mais saudável entre a população. “O diagnóstico precoce e um controle da doença para prevenir complicações também são importantes”, explica dr. Levimar.

O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, pois é consequência de uma falha do pâncreas, que impede a produção de insulina. Porém, o diabetes tipo 2 é resultado de maus hábitos de vida, fazendo com que o organismo se torne resistente a esse hormônio, ou não o produza em quantidade suficiente. Por isso é muito importante manter uma dieta saudável, peso adequado e praticar atividade física.

No Brasil, de acordo com o Vigitel, existem cerca de 17 milhões de pessoas com diabetes. Entre as complicações da doença, quando não tratada, estão danos aos olhos e rins, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), e amputações de membros inferiores.