O evento, referência em Pé Diabético e que inclui Neuropatia, envolve sessões plenárias, apresentações de trabalhos orais e posters, workshops e mini simpósios, inclusive com a participação da Dra. Hermelinda na avaliação de posteres e apresentação no Mini Symposium What can low and high resource countries learn from each other, com o tema What can be done to overcome the unsustainability of Diabetic Foot education programmes in developing countries?; além de revisora dos Guidelines 2023, lançados no último dia 13 de maio.
“Este prêmio, uma grata surpresa, reconhece o trabalho iniciado em Brasília e que se disseminou pelo Brasil e LATAM, para prevenir amputações em pessoas com diabetes através da educação e capacitação de profissionais de saúde e médicos. O Salvando o Pé Diabético, considerado um modelo pioneiro no mundo, avançou graças ao aval do Ministério da Saúde até meados dos anos 2000, sobretudo, com o grande suporte da Gerente do Programa Nacional de Diabetes, a Dra. Laurenice Lima (in memoriam), com a implementação de mais de 70 ambulatórios de Pé Diabético no país.”
Assim, para Dra. Hermelinda a Medalha representa o trabalho de muitos “pois ninguém consegue fazer nada sozinho, atuar em equipe é essencial e compartilho com todas as pessoas que se envolveram no Salvando o Pé Diabético e seguem agora, com o resgate iniciado em 2012 com suporte da SBD, através do Step by Step.”
OBS:
Vale dizer que o SbS se inspirou no modelo brasileiro e começou na Tanzania em 2003, com a chancela da IDF e IWGDF (International Working Group on the Diabetic Foot). Em 2012, houve a 1ª edição do curso Train the Foot Trainers em Brasília, com representantes de 13 países da América Latina, para disseminar o SbS n Região SACA (South America and Central America) e resgatar o Projeto Salvando o Pé Diabético. O TtFT teve a sua 7ª edição em fevereiro de 2023, em Chennai na India e a 8ª edição está sendo organizada para ocorrer em Agosto, na Colombia.
Fotos do ISDF 2023
Dr Egdar Peters, Infectologista e da Comissão Organizadora do ISDF, coordenou o evento de premiação e entregou a Diabetic Foot Medal of Honour à Dra Hermelinda Pedrosa pelo projeto brasileiro pioneiro no mundo – Salvando o Pé Diabético.
Os dois Premiados: Dra Hermelinda Pedrosa (Brasil) e o Dr Alberto Piaggesi (Itália). A entrega das premiações foi conduzida pelo Dr Edgar Peters, Infectologista na Holanda e membro da Comissão Organizadora do ISDF.
Dr Nicholas Schaaper, Presidente do ISDF, que esteve no Brasil no Congresso da SBD em 2001, com a Dra Hermelinda.
Dra Hermelinda ladeada pelo Dr Edgar Peters, Dra Gwendolyn Cazander (ESQ) e a Podiatra Lian Stoeldraaijers (DIR).
Com o Dr Andrew Boulton (Reino Unido), Ex-Presidente da IDF, mentor do Projeto Salvando o Pé Diabético no Brasil.
Por fim, houve a Assembleia Geral do D-FOOT e eu fui reeleita Vice President (2023-2025)!
Este Congresso foi cheio de boas notícias!