Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes será reinstalada dia 12 de abril

Liderados pela deputada federal Flávia Morais, 220 parlamentares vão lutar, junto com sociedades médicas e de profissionais de saúde e entidades representativas de pacientes, por maior acesso da população às ações relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes

No próximo dia 12 de abril ocorrerá no Congresso Nacional uma sessão solene especial para a instalação da Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, no Salão Negro, da Câmara dos Deputados. Trata-se de uma iniciativa da deputada federal Flávia Morais (PDT – GO) e que teve o apoio de 220 parlamentares, sendo 202 deputados e 18 senadores de todos os partidos.

A Frente Parlamentar Mista tem ainda apoio de várias sociedades, como a Sociedade Brasileira de Diabetes, para quem a ação é imprescindível para discussões de pontos importantes sobre o diabetes.  “Ações relacionadas: 1) à prevenção do diabetes, como incentivo à prática de esportes, tratamento e suporte adequado para pessoas com obesidade; 2) ao diagnóstico oportuno do DM2 e DM1 (evitando perdas de vidas), da presença de complicações crônicas tratáveis e com recursos terapêuticos disponibilizados pelo SUS; 3) e ao acesso regular aos medicamentos e insumos conforme já estabelecido no PCDT de DM1 e no PCDT de DM2”, explica Drª. Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com a médica, uma grande preocupação é com os municípios com baixo e muito baixo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do país, onde há dificuldades de acesso aos profissionais de saúde, exames complementares, medicamentos e insumos.

“Além disso, um outro foco da Frente Parlamentar Mista será o diagnóstico e tratamento de complicações do diabetes, como a doença renal do diabetes e a retinopatia diabética; a avaliação do risco cardiovascular e o manejo adequado dos fatores de risco cardiovascular em pessoas com diabetes. A telemedicina, também, é outro foco da FPM D. A teleconsulta pode prover acesso aos especialistas, remotamente, às equipes das unidades de especialidades e da atenção primária à saúde. Outro exemplo é a utilização da teleoftalmologia, permitindo a obtenção de imagens do fundo de olho dos pacientes que são avaliadas à distância por especialistas (oftalmologista).” Continua a Drª Karla Melo.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr Levimar Araújo, levar o acesso ao tratamento a todos é um passo muito importante. “Hoje temos vários medicamentos distribuídos pela Farmácia Popular e queremos aumentar esse benefício”, explica. 

Entre as entidades que também apoiam a Frente Parlamentar Mista estão a SBEM (Sociedade Brasileira Endocrinologia Metabologia), o Instituto Diabetes Brasil, Associação de Diabetes Juvenil (ADJ Diabetes Brasil), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) e a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e o FórumDCNT.

Mais informações

GBR Comunicação

Rose Guirro – E-mail [email protected]