O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma ferramenta política que auxilia na orientação à promoção de uma alimentação saudável, contribuindo para a criação de programas e ações governamentais, para melhores escolhas de alimentos pela própria população e no estabelecimento de hábitos e práticas saudáveis.
Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.
As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.
Para o enfrentamento desse cenário, é emergente a necessidade da ampliação de ações intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da saúde e nutrição. A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) deve fundamentar-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis, na criação de ambientes saudáveis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorientação dos serviços de saúde na perspectiva da promoção da saúde.
Em 2019 o Ministério da Saúde lançou o Manual Instrutivo: implementando o guia alimentar para a população brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde(APS). Este manual apresenta um modelo de metodologia pensado, inicialmente, para a implementação do Guia Alimentar Para a População Brasileira junto a equipes da APS, podendo ser aplicado a todos os profissionais de nível superior das equipes no território da APS.
Com um modelo flexível, que pode ser adaptado a partir da organização das equipes, aposta-se que a qualificação dos trabalhadores que atuam na Atenção Primária possa ampliar o debate sobre a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), gerando uma intervenção mais efetiva em um dos grandes fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Espera-se que os trabalhadores possam compreender o Guia, incorporá-lo ao seu trabalho, e, assim, torná-lo mais acessível aos usuários do sistema de saúde.
O Guia pode ser encontrado no http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/manual_instrutivo_guia_alimentar_pop_brasileira.pdf
Com o intuito de favorecer os profissionais de todo o país com diretrizes e explorar o potencial de toda a equipe de Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção do cuidado integral, o Ministério também lançou três outros documentos: protocolos para uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira.
O primeiro fascículo aborda as bases teóricas, metodológicas e protocolo para a população adulta, o segundo fascículo é voltado para orientação alimentar da pessoa idosa e o terceiro para gestantes.
O material elaborado pelo MS considera o formulário Marcadores de Consumo Alimentar para uso na Atenção Primária (SISVAN e/ou e-SUS). Quando o usuário apresentar uma prática alimentar adequada, valorizar a prática alimentar baseando-se nas justificativas presentes na orientação correspondente e estimular a continuidade desses hábitos .
Saiba mais sobre estes fascículos acessando
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_guia_alimentar_fasciculo1.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_guia_alimentar_fasciculo2.pdf
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/ protocolo_guia_alimentar_fasciculo3.pdf
REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Saúde. Manual instrutivo : implementando o guia alimentar para a população brasileira em equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde; Universidade de São Paulo. Brasília : Ministério da Saúde, 2019.
Fascículo 1 Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021
Fascículo 2 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
Fascículo 3 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de gestantes [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
Marlice Marques
- Nutricionista Clínica
- Mestre em Ciências da Saúde (UFG)
- Pós Graduada em Nutrição Clínica ( São Camilo-RJ)
- Qualificada em Educação em Diabetes (SBD/ADJ/IDF)
- Analista em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde GO
- Membro do Departamento de Nutrição da SBD
- Membro da Diretoria da SBD Regional Goiás
-
This author does not have any more posts.