Encontros em Brasília podem resultar em um estudo sobre os glicosímetros e maior adesão de deputados e senadores às causas defendidas pela entidade
O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Ruy Lyra, esteve em Brasília para reunião na Anvisa e visita a deputados que trabalham junto com a entidade em prol das pessoas com diabetes. Acompanhado da vice-presidente da SBD, Dra. Solange Travassos, e da diretora da Regional do Distrito Federal, Dra. Hermelinda Cordeiro Pedrosa, o resultado das reuniões foi bastante positivo, de acordo com o Dr. Ruy Lyra. “Nós conseguimos apoio de todos os deputados e uma excelente receptividade na Anvisa”, diz ele. “Nosso objetivo foi buscar o melhor para as pessoas com diabetes”, explicou. “Uma de nossas metas é diminuir a enorme diferença existente entre o tratamento nas redes pública e na privada.”
Na Anvisa, por exemplo, o tema da reunião foram os glicosímetros, que em alguns casos apresentam resultados divergentes. “Nós sugerimos a realização de um estudo para validação dos glicosímetros, inclusive com avaliação dos equipamentos em diferentes unidades de saúde, em vários estados, para checar se a temperatura, condições de armazenamento e outros fatores influenciam nos resultados”, explicou o Dr. Ruy. A Anvisa gostou da sugestão e se propôs a verificar a possibilidade de execução desse projeto.
Em reunião com o deputado Dr. Benjamin (União/MA) ficou decidido que o Gabinete vai solicitar reunião com o Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. O deputado também vai pedir a relatoria do PL 4075/2023, na Comissão de Saúde. A matéria versa sobre o estabelecimento de diretrizes para o tratamento do paciente com Retinopatia Diabética no sistema de saúde público e privado e estabelece prazos para o atendimento. “Também vamos pensar, em conjunto, em uma proposta para o fornecimento de bomba de insulina para crianças de até 7 anos e outra para as escolas terem uma equipe de saúde para acompanhar alunos com diabetes.”
O deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) se comprometeu a pensar em uma solução para os problemas com glicosímetros e colocou-se à disposição para assuntos relacionados à tecnologia, como o uso da inteligência artificial e telessaúde.
No encontro com o deputado Jorge Solla (PT/BA) ficou decidido que ele viabilizará um contato com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS) para agendar reunião com a SBD. “Também vamos preparar um requerimento de audiência pública sobre complicações do diabetes para ele apresentar à Comissão de Saúde, quando esta for instalada – provavelmente no final de março.”
Os representantes da SBD tiveram ainda uma reunião com o deputado Zacharias Calil (União/GO) para agradecer o apoio que ele tem dado às pautas do diabetes. “Todos esses deputados, que são bem envolvidos com a nossa causa, estão empenhados na aprovação do PL 2687/2022, que estabelece o DM1 como PcD (pessoa com deficiência) e a criação da Frente Parlamentar Mista para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes”, afirma o presidente da SBD. “O apoio de todos eles é fundamental para que a Sociedade Brasileira de Diabetes consiga alcançar seu objetivo de dar maior suporte às pessoas com diabetes.”
Data da publicação: 28 de fevereiro de 2024.
Mais informações:
GBR Comunicação
Rose Guirro – [email protected]