Evento, que contou com a presença de dr. Ruy Lyra, presidente da SBD, teve por objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico e acesso adequado a tratamentos para a doença
Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, a Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene. A iniciativa foi da deputada Flávia Morais (PDT-GO) e do deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO).
O objetivo da sessão foi para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso adequado a tratamentos para a doença. Em seu discurso, a deputada Flávia Morais lembrou as lutas da Frente Parlamentar Mista para ajudar os cerca de 20 milhões de brasileiros que têm diabetes com diagnóstico precoce e acesso a tratamento adequado. Ela lembrou que, agora, com o movimento de proibição de celulares em escolas, a Frente está trabalhando para que alunos com diabetes possam entrar nas aulas com seus dispositivos para controlar a glicemia.
O deputado Dr. Zacharias Calil defendeu a criação de políticas públicas para promover ações de educação voltadas para uma alimentação saudável e atividades físicas, principalmente para crianças, pois a obesidade está aumentando em todo o mundo e essa condição leva ao diabetes.
O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Ruy Lyra, falou sobre a importância das ações tanto da SBD quanto de parlamentares para que pobres e ricos tenham acesso ao mesmo tratamento. “Estimular a equidade ao acesso ao tratamento adequado é fundamental”, defendeu. No discurso, ele também disse que a Sociedade Brasileira de Diabetes está sempre aberta para fornecer apoio técnico-científico a todas as iniciativas que visem a qualidade de vida, o bem-estar e a felicidade das pessoas com diabetes.
Dra. Bianca Pittito, do Departamento de Epidemiologia da SBD, apresentou dados epidemiológicos sobre o diabetes no Brasil e também defendeu a necessidade de políticas para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do diabetes.
Com o auditório lotado por agentes comunitários, que foram parabenizados por todos pelo trabalho de prevenção feito em todo o país, também discursaram os deputados Fernanda Pessoa (União-CE), Afonso Mota (PDT-RS) e Luiz Ovando (PP-MS). A sessão solene contou também com a presença de Jaqueline Correia, presidente do Instituto Diabetes Brasil; Vanessa Pirolo Vivancos, coordenadora do Vozes do Advocacy; e Ilda Angélica, presidente da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.