Um novo momento do diabetes tipo 1 (DM1)

Quinta-feira, 17 de novembro de 2022, o FDA (U.S. Food and Drug Administration) aprovou para uso clínico, o Tzield (teplizumab-mzwv Sanofi US) em pacientes com diagnóstico de estágio 2 de diabetes tipo 1 e alto risco de evolução para a fase clínica da doença. A aprovação baseou-se nos resultados de eficácia e segurança de estudo clínico randomizado, duplo cego, controlado por placebo em 76 pacientes com estágio 2 de diabetes tipo 1 e alto risco de evolução para a fase clínica da doença. Este estudo está publicado em N Engl J Med 2019;381:603- DOI: 10.1056/NEJMoa1902226 para download free. A avaliação do Tzield pelo FDA foi considerada como prioritária e como avanço terapêutico, condições previstas na legislação para agilização da análise.

O Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Professor Levimar Rocha Araújo em meio a um mutirão de Retinopatia em Itabuna (BA) assim se manifestou: “Um fato com potencial para revolucionar o diabetes tipo 1 (DM1)”

O Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Professor Mauro Scharf, @mauroscharf, em postagem no INSTA, prometeu publicar um vídeo até o final da tarde de 18.11.2022, desdobrando o tema.

Laerte Damaceno, MD, endocrinologista, Coordenador do Site e Mídias Sociais da SBD.