Conheça as vencedoras do Prêmio SBD de Imprensa 2021

Reportagens jornalísticas sobre o universo do diabetes destacaram-se pelo rigor técnico, abordagem e prestação de serviço à população

A Sociedade Brasileira de Diabetes apresenta as vencedoras do Prêmio SBD de Imprensa 2021. A iniciativa reconheceu profissionais de imprensa por suas matérias jornalísticas relacionadas ao universo do diabetes. Os conteúdos premiados foram avaliados quanto ao rigor técnico, qualidade das informações e das fontes; abordagem; prestação de serviço à população; formato de apresentação do conteúdo; e escrita.

Na edição 2021 do Prêmio, a jornalista Bárbara Therrie Neri, do portal Viva Bem/UOL, sagrou-se a grande campeã com a reportagem intitulada “Aos 65 anos e com diabetes, Heinrich se prepara para a primeira meia maratona”. A segunda posição ficou com a repórter e colunista Lucia Helena de Oliveira, do Blog da Lúcia Helena/UOL, em razão da matéria “Até quem não tem diabetes sente medo de insulina, mas vem novidade por aí”.

O terceiro lugar da premiação foi destinado à jornalista Rosana Silva de Jesus, da Agência Mural de Jornalismo da Periferia. A reportagem “Em Pernambués, moradoras relatam os desafios de controlar a diabetes na pandemia” garantiu seu lugar no pódio deste ano.


As vencedoras receberão um troféu especial e, respectivamente, uma SmartTV Led 50’, uma Amazon Alexa Echo 4ª geração e um Kindle 10ª geração como reconhecimento. A apresentação das jornalistas e reportagens vencedoras ocorreu em cerimônia especial no XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes – e.diabetes2021.