Evento em Brasília discute políticas públicas de diabetes no Brasil

Sociedade Brasileira de Diabetes fez apresentação sobre a situação atual de pessoas com diabetes no Brasil em jantar que reuniu entidades, autoridades e parlamentares

A Sociedade Brasileira de Diabetes foi uma das participantes do Diabetes em Foco, evento realizado em Brasília, dia 3 de outubro, com o objetivo de reunir líderes em diabetes e autoridades para discutir o diabetes, no Brasil, incluindo três projetos de lei para as pessoas com diabetes que foram protocolados no mesmo dia.

Organizado pelo Instituto Diabetes Brasil (IDB) e pela Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, os participantes discutiram os Projetos de Lei 4819 e 4818/23, ambos da deputada Flávia Morais (PDT/GO), presidente da Frente Parlamentar. Eles dispõem sobre a distribuição gratuita de medicamentos para pessoas com diabetes e sobre “o direito de matrícula de crianças diagnosticadas com diabetes em escolas”. Já o PL 4809/23, do senador Alessandro Vieira (MDB/SE), dispõe sobre a obrigatoriedade de planos e seguros privados de assistência à saúde de incluir, no rol de coberturas, insumos e tecnologias aprovados pela Anvisa para tratamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 1.

Em seu discurso, a deputada Flávia Morais (PDT/GO), destacou que atuar em defesa de vidas é sua prioridade: “Meus projetos de lei visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, garantindo o acesso aos medicamentos e uma educação inclusiva.”

Pela Sociedade Brasileira de Diabetes participaram as dras. Karla Melo e Solange Travassos, do Departamento de Saúde Pública. Dra. Solange apresentou vídeo sobre a insulina, que é essencial para pessoas com DM1 e muitos com DM2. A dra. Karla Melo fez uma apresentação sobre a situação atual de pessoas com diabetes em nosso país, associando críticas e sugestões para a melhoria. “A Sociedade Brasileira de Diabetes vem atuando junto à Frente Parlamentar Mista desde o seu início, com o intuito de garantir a prevenção do diabetes, o seu diagnóstico oportuno e a equidade no tratamento das pessoas que convivem com o diabetes”, explica dra. Karla Melo.

“Estamos unindo forças para lutar por uma causa que afeta milhões de brasileiros.
Queremos garantir que as pessoas com diabetes tenham uma vida saudável e digna”,
disse Jaqueline Correia, presidente do Instituto Diabetes Brasil (IDB), que tem como missão
acolher pessoas com diabetes e seus familiares, promovendo saúde de qualidade a todos. 

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Defensor Público-Geral do Distrito Federal, dr. Celestino Chupel e dr. Celso Brito; Leandro Rodrigues, diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Vereadores  (Rosária Helena – Ouro Preto do Oeste/RO e Eder dos Santos – Lages/SC); Deputados Distritais (Chico Vigilante e Gabriel Magno); Deputados Federais ( Flavia Morais – GO, Zacarias Calil – GO, Sargento Portugal – RJ, Cristiane Lopes – RO e assessores de Rosânegla Moro – SP), assessores dos Senadores (Alessandro Vieira – SE e Damares Alves – DF) e representantes de entidades representativas de pessoas com diabetes.