SBD participa de ses​são do Senado sobre rol taxativo

Entidade reafirmou posição favorável à aprovação do PL, o que permitirá melhor tratamento para as pessoas que convivem com o diabetes

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) participou ontem de sessão plenária no Senado que debateu o  PL 2.033/2022, que estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no chamado rol taxativo da ANS.

A representante da SBD na plenária foi a Dra. Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública. Em seu discurso, ela lembrou de todas as lutas da SBD a favor dos pessoas com diabetes, como a incorporação do tratamento com análogos de  insulina de ação rápida nos tratamentos oferecidos pelo SUS.

Dra Karla explicou que, hoje, existem, aproximadamente, 550 mil pessoas com diabetes tipo 1 no Brasil e que muitas delas não têm condições de comprar medicamentos, daí a necessidade da incorporação de tratametntos mais eficazes e seguros no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Todos têm direito a um tratamento adequado”, afirmou. “Por isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes é favorável à Lei 2.033/2022”, afirmou.

O senador Romário (PL-RJ), relator do PL, confirmou, no encerramento da sessão de debates temáticos sobre o “rol taxativo”, que vai apresentar parecer pela aprovação do texto. O PL já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, de acordo com Romário, há um compromisso do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de colocar o projeto em votação na próxima terça-feira (30).